} Crítica Retrô: Zulu (1964)

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Friday, July 31, 2015

Zulu (1964)

A história é tão velha quanto a humanidade: um grupo invade o espaço de outro por considerar-se mais evoluído / civilizado. O discurso é de boas intenções, de levar conhecimentos e religião para o povo inferior, mas o choque de culturas é mais forte que qualquer ato de bondade, e explode uma guerra. Vemos isto acontecendo à exaustão nos westerns, em que os homens das carruagens chegam para conquistar a terra dos índios selvagens. Mas este processo aconteceu em toda e qualquer colonização, e não foi diferente com os ingleses e os zulus.
Baseado em fatos reais, “Zulu” mostra uma batalha da Guerra Anglo-Zulu de 1879, que aconteceu no território onde hoje é a África do Sul e que na época era colonizado pelos ingleses. São quatro mil zulus contra algumas centenas de soldados ingleses, comandados pelo tenente John Chard (Stanley Baker) e pelo inexperiente tenente Gonville Bromhead (Michael Caine). Juntam-se a eles o missionário Otto Witt (Jack Hawkins) e sua filha Margareta (Ulla Jacobson), que querem evitar qualquer tipo de violência.
É um filme visualmente belo, que não precisa de efeitos especiais computadorizados para impressionar: o vermelho do uniforme contrasta com a paisagem árida, com a pele dos nativos e com as roupas de algodão cru disponíveis naquele fim de mundo. Torcer pelos nativos é como torcer pela baleia em Moby Dick: quase natural. Afinal, não eram os ingleses os invasores? É provável que o filme tenha sido feito com um grande discurso patriótico por trás, mas para uma estrangeira como eu que o vê com olhos mais críticos, não há motivos para os ingleses se orgulharem de seus antepassados. Embora não haja glamour no massacre, não há também honra, e o personagem mais interessante, embora com pouco tempo em cena, é de fato o missionário de bom coração (observe-o durante as cenas no hospital!).
E se havia guerra nas telas, nos sets de filmagem a situação era igualmente delicada: o filme foi gravado na África do Sul durante o Apartheid, o que impedia os atores a se relacionarem com a população negra do local. Ao final, o Apartheid inclusive impediu os muitos extras zulus de verem a estreia do filme nos cinemas.
Enquanto via “Zulu”, me lembrei de muitos outros filmes: “Uma Aventura na África / The African Queen” (1951), com seus missionários bem-intencionados que se encontram no meio de uma guerra; “A Ponte do Rio Kwai / The Bridge Over the River Kwai” (1957), por ter uma ponte em construção; “Lawrence da Arábia” (1962) pela atitude muitas vezes prepotente do personagem de Michael Caine caçando um leopardo; “E o Vento Levou / Gone with the Wind” (1939), pelo caos em meio ao fogo...
E todos estes filmes em um nos fazem chegar à conclusão: todas as guerras são iguais. Sejam elas travadas com armas, flechas, escudos ou baionetas, o sofrimento e a destruição é sempre igual, ultrapassando fronteiras e barreiras de linguagem. Os rituais antes e depois da batalha, os gritos e hinos de guerra, as perdas no campo de batalha e nos hospitais improvisados são cicatrizes que ficam para sempre na memória dos envolvidos diretamente na guerra e também em seus descendentes. Pode haver honra, admiração mútua entre os combatentes, mas uma coisa é certa, mostrada pelo cinema e confirmada pela história: guerra é sempre guerra.


This is my contribution to the Second Annual British Invaders Blogathon, hosted by my friend Terence at A Shroud of Thoughts. Yes, sir!


4 comments:

Hugo said...

Toda a guerra é absurda e resulta em consequências terríveis.

O filme realmente é interessante, tanto pela história real, como pelas grandiosas cenas de batalha com dezenas de figurantes e o elenco.

Existe uma sequência produzida em 1979 chamada "Zulu Dawn" (Alvorada Sangrenta), que é uma espécie de prequel, por mostrar a batalha anterior, quando os guerreiros Zulus massacraram os soldados ingleses.

O diretor Cy Endfield era americano e se mudou para a Inglaterra fugindo da perseguição aos supostos comunistas durante o Machartismo.

Abraço e uma ótima semana.

Jefferson C. Vendrame said...

Oi Lê!
Que vergonha! Não conhecia esse filme, nunca tinha ouvido falar! Preciso assistir!
Adorei a introdução, assim como toda a resenha, que como sempre, é rica em detalhes e em informações! Parabéns pelo post!
Grande Abraço!

Milca said...

Olá, muito boa a crítica. Gostaria de sua ajuda, onde posso encontrar mais informações sobre esse caso do membro da equipe que quase foi condenado a sete anos por se envolver sexualmente com mulheres negras?

said...

Milca, na verdade esta história foi um erro de tradução que eu cometi quando escrevi o artigo. A pena no Apartheid era de sete anos de trabalhos forçados para o homem branco que se envolvesse com mulheres negras - isso não aconteceu nas gravações. Obrigada por apontar o detalhe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346